ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Prefeitura recupera 18 nascentes por meio do Programa Bacias Jaguariúna

A recuperação ambiental de nascentes é um dos passos fundamentais para a melhora quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica, ou seja, da manutenção das fontes naturais de água que abastecem a população de uma cidade. Afinal, sem água limpa e tratada para consumo da população, nenhum município sobrevive.

Buscando promover a recuperação das nascentes em Jaguariúna, o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA), que pertence à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, elaborou um cronograma de recuperação hídrica, onde as ações de recuperação estão sendo implantadas através do Programa Bacias Jaguariúna.

Aline Granghelli Catão, diretora do Departamento do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, revela que até o início de julho de 2019 foram recuperadas 18 nascentes na área rural de Jaguariúna. “Isso foi feito através do plantio de restauração, e colocamos em prática por meio do Programa Bacias Jaguariúna. Ainda esse ano vamos executar ações para recuperar mais 17 nascentes. Os projetos técnicos de restauração já estão prontos”, revela.

De acordo com a vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente, Rita Bergamasco, o principal objetivo desse cronograma é promover a conservação e recuperação de mananciais – rios, córregos e lagoas – existentes em Jaguariúna. “Paralelo a isso, também estamos incrementando os serviços ambientais relacionados à disponibilidade hídrica e à qualidade da água”, explica a secretária.

Jaguariúna está inserida na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, mais conhecida como Bacia PCJ. Pelo território do município correm os rios Atibaia, Jaguari e Camanducaia, todos afluentes do Piracicaba, sendo que do rio Jaguari é retirada a maior parte da água para o abastecimento da cidade.

O consumo sem critérios e o cenário de uso e ocupação de áreas no município soma-se à forte pressão urbana sobre a zona rural. E com o passar do tempo, os problemas relacionados à disponibilidade de água para abastecimento não só no município, mas da região, ficam cada vez mais aparentes. Por essas e outras razões, o Programa Bacias Jaguariúna ganha cada vez mais importância para o futuro do município.

O desenvolvimento e a execução das ações desse programa são de competência da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e contam com o apoio da Unidade Gestora do Programa (UGP), que agrega representações da SEMA e dos parceiros e apoiadores do programa, que são The Nature Conservancy (TNC), Cervejaria AMBEV, Embrapa Meio Ambiente, Agência das Bacias PCJ, Agência Nacional de Águas (ANA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e tem o apoio do Consórcio PCJ.


Reportagem: Aluízio Santana
Fotos: DAMA/Secretaria do Meio Ambiente de Jaguariúna

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
08/07/2019
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna e Instituto Stefanini oferecem cursos gratuitos na área de informática


Jovens de Jaguariúna com 14 anos completos ou mais que queiram aprender noções básicas de informática podem se matricular num dos cursos gratuitos oferecidos pela parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento....

ler notícia
18/07/2019


Fundo Social e Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna abrem inscrições gratuitas para três cursos profissionalizantes


Quem mora em Jaguariúna e quiser garantir uma possível renda extra para o orçamento familiar tem a oportunidade de fazer um dos três cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, mediante....

ler notícia
17/07/2019


DEPARTAMENTO DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE TEM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE 22/07


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comunica que o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA) funcionará em novo endereço a partir do dia 22 de julho (segunda-feira). Será no Centro de Educação....

ler notícia
17/07/2019


Indsat confirma Educação de Jaguariúna em 1º lugar na RMC no segundo trimestre de 2019


Alto grau de satisfação entre os moradores, com 748 pontos alcançados de um total de 799 e destaque absoluto entre os demais municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) por ser considerada ótima pelos pais das crianças matriculadas na rede....

ler notícia
15/07/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com